11 de abril de 2011

Licença de mobilidade na Educação como funciona? caso prático

Uma escola quer usar soluções baseadas em SharePoint learning management system - e ao invés de ter configurar em um servidor na escola, eles querem que seu parceiro os execute em servidores num centro de dados externo. (Isso faz muito sentido, porque o hoster fornece suporte de uptime 24x7, que é exatamente o que os estudantes esperam no ambiente de aprendizagem actual. Se eles não podem obter suas notas de revisão à meia-noite antes do exame, dá bronca !

 

O parceiro beneficia em hospedar o SharePoint, mas quer para executá-lo em servidores virtualizados (quem não quer?) que significa que o hardware é compartilhada - pode haver um monte de outros sistemas em execução no mesmo servidor físico.

 

Anteriormente, o parceiro teria sido obrigado a licenciar isso através de licenciamento do SPLA, e porque este é complicado, ele tende a colocar as pessoas em “off” (parceiros e clientes).

 

image

Com licença de mobilidade, o que agora acontece é que o cliente de educação simplesmente move as suas licenças acadêmicas para cobrir a instalação hospedada, evitando a duplicação potencial de certificados, ou confusão de vários tipos de licença. O parceiro é responsável pelo licenciamento hosts Windows Server - que não é uma mudança para eles - mas o cliente agora compra ou fornece os certificados (no caso SharePoint) para as aplicações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Like